Estratégia

Inteligência Artificial no Marketing: realidade ou ficção?

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O termo inteligência artificial começou a ser discutido na década de 50, com início no artigo lançado por Alan Turing, baseado essencialmente numa questão:

“E se as máquinas pudessem substituir um ser humano, pensar como ele ou para além dele?”

Esse artigo foi a inspiração de grandes avanços tecnológicos nessa matéria que hoje já têm um grande impacto nas organizações e no nosso quotidiano.

As máquinas podem pensar?

A inteligência artificial é dividida em 2 categorias: a IA fraca e a IA forte.

A IA fraca, já existente, executa tarefas específicas, tal como a Siri da Apple ou os veículos autónomos.

A IA forte, essencialmente com sustentação teórica, acredita-se que ainda tem muito por onde desenvolver.

São verdadeiras inspirações da Inteligência artificial, a Sophia – a robô humanóide, assim como alguns filmes de ficção científica, onde as máquinas têm uma inteligência igual ou superior à humana, com a capacidade de resolver problemas, de aprender e planear acontecimentos no futuro.

A utilização da Inteligência Artificial no marketing

Na área do marketing a IA, tem inúmeras vantagens, tais como antecipar o próximo passo do consumidor, e proporcionar uma melhor experiência no processo de compra, assim como a operacionalização de várias tarefas.

A IA em marketing é já uma realidade, embora ainda muito distante para uma grande parte das organizações.

De acordo com a Salesforce, nos últimos dois anos, o número de empresas a nível mundial que utilizam IA, quase triplicou.

Quais as suas aplicações?

A recolha e análise de dados sobre as campanhas de marketing, como auxílio na decisão de estratégias de marketing futuras, a fim de maximizar o seu retorno do investimento.

A criação e personalização de conteúdos direcionados para as respetivas audiências, quer notícias (conteúdos informativos), quer de maior proximidade (entretenimento), quer transacionais, etc.

Outra aplicação cada vez mais utilizada são as chatbots, que permitem gerir um grande número de conversas online em simultâneo, com cada vez mais qualidade, e estando disponível 24 horas por dia!

Casos de sucesso da utilização de IA em campanhas de marketing

A empresa de entretenimento Netflix, usou a IA para desenvolver um algoritmo que recomenda novos programas para assistir aos seus clientes, tendo por base os dados recolhidos no histórico do utilizador.

Mas a IA aplicada ao marketing é exclusiva para as grandes empresas?

É verdade que empresas como a Netflix, têm orçamentos de marketing maiores que os resultados financeiros de muitas outras. No entanto, a IA tem vindo a ser utilizada com sucesso por empresas de menor dimensão.

A Tomorrow Sleep, uma empresa de venda de colchões, outrora de pequena dimensão, utilizou uma plataforma de pesquisa de conteúdo (MarketMuse), que utiliza a inteligência artificial, de modo a aparecer na primeira posição nos sistemas de pesquisa. Os resultados foram impressionantes: O tráfego orgânico (visitas não patrocinadas) do website, aumentou de 4.000 para 400.000/ mês num curto espaço temporal de um ano!

A importância da IA tem aumentado também, devido à sua enorme capacidade de analisar grandes volumes de dados rapidamente, ajudando as organizações a tomar decisões com precisão.

Os resultados já estão à vista, e acreditamos num desenvolvimento contínuo, onde a inteligência artificial dará cada vez mais cartas num mercado tão global quanto competitivo.

E o futuro já está mesmo aqui ao virar da esquina!

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