Marketing DigitalOpinião

Internet dos ricos e dos pobres?

Artigo: Internet dos Ricos e dos Pobres

Sim, é verdade. Trump anulou (mais) uma medida de Obama, desta feita o final da chamada “neutralidade da internet”, segundo a qual – basicamente – todos os websites devem ter as mesmas oportunidades na rede. Ou melhor, que sejam tratados da mesma forma pela operadoras, em termos de acesso aos mesmos, velocidade de navegação, etc.

Com esta “simples” medida, promove-se uma espécie de divisão de classes na internet, o que é considerado grave pela grande maioria dos especialistas. Na minha opinião, é realmente uma má medida. Dou um simples exemplo: pessoalmente trabalho nesta área e giro (e ajudo a gerir) uma série de websites, muitos deles pertencentes a micro empresas. Costumo dizer que o “mágico” do marketing digital é permitir que os pequenos “Davids” possam realmente lutar contra os “Golias” da WWW, apostando nas ferramentas certas: bom (e interminável) trabalho de SEO, blogging, e-mail marketing, sempre que possível SEM (Search Engine Marketing), etc.

Ora, com esta nova regra (para já, felizmente, só nos EUA), por muito que trabalhem, os “Davids” deixem de ter hipóteses com os gigantes do sistema. E isso é grave, pode mudar muita coisa do que temos neste momento como garantido na navegação, que todos fazemos.

Por exemplo, caso esta lei estivesse na altura em vigor, será que o Facebook teria “descolado” da maneira que o fez? O mesmo se aplicando a imensos outros casos…

Aproveitemos todos para – enquanto é tempo – tirar partido da principal característica da rede: a liberdade!

Por: Ricardo Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *